Estimular a leitura em alunos do Ensino Fundamental I
Estimular a leitura em alunos do Ensino Fundamental I é essencial para desenvolver o gosto pela leitura e fortalecer habilidades de compreensão. Entretanto os desafios na sala de aula são muitos e sempre nos perguntamos: como podemos estimular o engajamento dos nossos alunos com a leitura?
A prática da leitura em sala de aula é de extrema importância, pois impacta positivamente o desenvolvimento integral (cognitivo, emocional e social) dos alunos. Sabemos que o hábito diário da leitura proporciona a leitores uma exposição maior a diferentes palavras, estruturas gramaticais e estilos de escrita, o que auxilia a compreensão e interpretação de textos e facilita a comunicação de novas ideias.
Além disso, a leitura ajuda no desenvolvimento de habilidades tanto de Linguagem (gramática, vocabulário, interpretação e compreensão) quanto de Comportamentos de Aprendizagem Ativa (concentração, foco, atitude reflexiva e analítica). Portanto, quanto maior a frequência da exposição a estratégias de leitura, melhor o aprendizado e desempenho escolar.
Hoje vamos falar sobre o Modelo de Transferência Gradual de Responsabilidades.
Modelo de Liberação Gradual de Responsabilidade:
É uma abordagem educacional, desenvolvida por Pearson e Gallagher com base no conceito de “andaime instrucional” de Vygostski, que busca promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Este modelo enfatiza a transição gradual da responsabilidade do professor para o aluno, envolvendo quatro fases:
- Eu faço: o professor demonstra a habilidade ou estratégia.
- Nós fazemos: o professor e os alunos praticam juntos.
- Vocês fazem juntos: os alunos trabalham em grupos para praticar.
- Vocês fazem sozinhos: os alunos praticam individualmente.
Ao aplicar o Modelo de Transferência Gradual de Responsabilidade, os professores ajudam aos alunos a desenvolver habilidades de autorregulação, autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas, entre outros, preparando-os para serem aprendizes independentes.
Estratégias didáticas de leitura
O Modelo de Transferência Gradual de Responsabilidades é aplicado na área de Linguagens por meio das estratégias didáticas de leitura da “Balanced Literacy” – Alfabetização Equilibrada.
- É uma abordagem didático-pedagógica centrada no aluno;
- É fundamentada em uma estrutura equilibrada entre a instrução de leitura conduzida pelo professor e a aprendizagem independente do aluno;
- Os seus componentes se baseiam nas habilidades de compreender e conectar (ler, ouvir e ver) e criar e comunicar (escrever, falar e representar);
- A sua prática oferece a vivência de diferentes experiências de leitura e uma exposição a uma grande variedade de literatura.
Leitura em voz alta
Objetivo
Modelar como se dá o processo de pensamento de um leitor fluente em termos de compreensão, concentração, foco e atitude (reflexiva e analítica).
Qual conteúdo utilizar?
O conteúdo que será lido vai depender da seleção de livros, textos ou trechos de textos feita pelo professor. A escolha deve ser feita de forma intencional, baseada nas necessidades identificadas nos alunos.
Como fazer?
O professor deve fazer a leitura planejada de um livro, texto ou trechos de textos em voz alta no ambiente de uma roda de conversa, demonstrando como um leitor fluente lê.
Como participar?
Os alunos podem participar das atividades propostas vendo; ouvindo; respondendo às perguntas feitas pelo professor; fazendo conexões com outras leituras e com sua vivência; entrando em contato com diversos tipos de textos e autores.
Quais atividades devem ser feitas?
O professor pode elaborar e realizar diversas atividades, tais como: pré-visualização; previsão; questionamento; análise de histórias; análise de características do texto; perguntas e respostas para ampliar o aprendizado.
Leitura Compartilhada
Objetivo
Estimular a participação na leitura por meio de conteúdos familiares (releituras ou leituras repetidas).
Qual conteúdo utilizar?
É indicado que o conteúdo seja de livros, gráficos, textos projetados, poemas, canções, textos ou trechos de textos já trabalhados com a turma, para que os alunos possam ter um momento de revisão (retomada).
Como fazer?
O professor e os alunos se envolvem em uma leitura interativa em que todos possuem um exemplar ou uma cópia do livro, texto ou trechos de textos escolhido pelo professor para lerem o texto juntos e promover o debate, a resolução de problemas e o pensamento crítico.
Como participar?
Os alunos podem participar observando e analisando os pontos focais solicitados pelo professor; lendo para si e/ou lendo em voz alta; ouvindo e acompanhando a leitura do professor e/ou dos colegas.
Quais atividades devem ser feitas?
Se os alunos estiverem em um nível bem iniciante, eles podem acompanhar a leitura do aluno que está lendo em voz alta, observando as imagens, palavras, sílabas e/ou letras, dependendo da instrução dada pelo professor. Se os alunos souberem ler frases, o professor deve solicitar que acompanhem a leitura em voz alta dos colegas, enquanto cada um lê uma linha ou parágrafo.
Leitura Guiada
Objetivo
Apoiar os(as) alunos(as) na leitura de textos inteiros ou trechos selecionados, primeiro para si mesmo(as) em silêncio e, depois, em voz alta para seu grupo.
Qual conteúdo utilizar?
O conteúdo deverá ser escolhido previamente pelo professor e deve estar de acordo com o nível instrucional de cada grupo.
Como fazer?
O professor organiza grupos de alunos que estão em processos de leitura semelhantes e escolhe livros, textos ou trechos de texto de acordo com as necessidades da fase de alfabetização e desenvolvimento da compreensão leitora específicas de cada grupo.
Como participar?
Os alunos podem participar lendo para si em silêncio; lendo para o grupo em voz alta; ouvindo e acompanhando a leitura dos colegas. Importante ressaltar que os grupos são flexíveis e mutáveis, variando frequentemente conforme a observação e avaliação contínuas do professor.
Leitura Independente: (em duplas)
Objetivo
Praticar as habilidades de leitura, aplicando as estratégias conhecidas e em desenvolvimento de forma colaborativa.
Qual conteúdo utilizar?
O conteúdo deverá ser escolhido pelos alunos, facilitando a leitura por amor, a resolução de problemas em parceria (duplas) e a melhora da interpretação.
Autoria e Revisão: Caroline Aparecida de Fátima Tosta