Criada por professores em Santa Luzia do Itanhy (SE), a Rede Synapse tem ajudado a melhorar o ensino público nos municípios de baixo IDEB

Compartilhe esse artigo:

A ONG desenvolveu uma metodologia própria focada na alfabetização e na Educação Infantil, considerando a realidade de cada aluno e com o objetivo de alcançar os municípios mais negligenciados do país. Cerca de 50.000 alunos do ensino público já foram impactados em 54 municípios brasileiros

Ao longo de 14 anos, a Rede de Professores Synapse disseminou a sua metodologia por diversos estados brasileiros e com isso passou  por um processo de empoderamento que a levou a um marco importante em 2023: sua consolidação como uma ONG (Organização Não Governamental) independente do The Human Project (THP), abrindo caminho para voos ainda mais altos. 

No dia 8 de novembro foi lançado  o Movimento Abaixo-não-Assinado, em São Paulo, e reuniu pessoas que acreditam que juntos podemos mobilizar a sociedade por uma educação básica de qualidade e alfabetização de todas as crianças até 2030.

O evento realizado no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), teve como finalidade lançar a ONG e apresentar o trabalho que os professores da Rede Synapse tem desenvolvido desde 2010, em Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.

Sobre a Rede Synapse 

A Rede Synapse foi formada pela iniciativa empreendedora de professores que atuam no conceito de tecnologia social voltada à melhoria do ensino no ciclo de Alfabetização e Educação Infantil, em regiões de extrema pobreza – desenvolveu uma metodologia, que considera o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno na educação infantil e na alfabetização. A iniciativa tem colaborado com a melhora no ensino, especialmente nos municípios com baixo desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), gerando impacto positivo a mais de 50.000 alunos da rede pública de ensino nos 54 municípios brasileiros em 7 estados (SE, MA, CE, MG, PB, PA e RN) onde atua, com mais de 2.400 professores certificados.

O diferencial da metodologia é a neurociência aplicada na educação, o planejamento por objetivo de aprendizagem (alinhada à BNCC – Base Nacional Comum Curricular) e o conhecimento do professor. A Rede Synapse atua para ser referência nacional em alfabetização até 2030. Seus professores são comprometidos com o propósito de construir, aplicar, avaliar e aperfeiçoar continuamente essa metodologia exclusiva e inovadora, adequada à realidade da educação do Brasil.

 “As ferramentas e os conteúdos criados pelos professores da Rede Synapse trazem a inovação para dentro das salas de aulas porque são construídos com base na realidade local de cada aluno”, destaca a fundadora e coordenadora de Mobilização da Rede Synapse, Kiara Ramos.

A ONG Rede Synapse atua com o apoio de inúmeros investidores como: BNDES, Movimento Bem Maior, Hydro, Lorinvest, Petrobras, The Human Project (THP), e o apoio de Cris Barros, Agência  NEXT+ e Movimento LED.

Compartilhe esse artigo:

autor(a)

comentários

Deixe um comentário